Adoção do teletrabalho em instituições de ensino durante a pandemia da covid-19
um estudo realizado com os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1282Resumo
Em virtude das orientações sanitárias decorrentes da pandemia da COVID-19, muitas organizações se viram obrigadas a propiciar o distanciamento social para continuar as suas operações, destacando-se o teletrabalho como a principal alternativa. O serviço público federal e muito fortemente as universidades federais aderiram a esta modalidade, quase que de forma mandatória. Assim, buscou-se neste estudo analisar a adoção do teletrabalho em uma instituição pública de ensino superior na percepção dos seus técnicos administrativos. Realizou-se uma pesquisa survey, cujo questionário foi adaptado de Venkatesh et al. (2012), sendo disponibilizado de forma online a todos os servidores técnicos administrativos da universidade analisada. Os resultados apontaram a expectativa de esforço, as condições facilitadoras e a influência social como os aspectos mais bem avaliados pelos respondentes, seguidos pela expectativa de desempenho e satisfação do servidor com essa modalidade de trabalho. Quanto à aceitação de uso e sua intenção de continuidade de uso na instituição, ambas foram percebidas de forma positiva pelos respondentes. Identificou-se, ainda, que a aceitação de uso e a intenção de continuidade de uso do teletrabalho, mesmo após a pandemia, são influenciados especialmente pela satisfação do servidor com o teletrabalho (prazer em trabalhar nessa modalidade) e pela sua expectativa de desempenho (produtividade).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antônio Luís Ramos Lopes, Guilherme Lerch Lunardi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html