Critérios para avaliação da presença de estratégias empreendedoras e de inovação: um estudo em instituições financeiras brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1235Resumo
O objetivo da pesquisa foi verificar a presença de estratégias empreendedoras e/ou de inovação nas dez maiores instituições financeiras brasileiras, em termos de ativos totais, de acordo com o Banco Central. Para tanto, criou-se um modelo de cinco critérios, baseados na literatura, que subsidiou a análise de conteúdo realizada por meio dos relatórios administrativos e notas explicativas das instituições selecionadas. Identificou-se que as organizações têm procurado, de maneira unânime, incorporar a tecnologia aos seus processos, produtos e/ou serviços. O compromisso com a transformação digital é um fator transversal aos critérios elencados, uma vez que denota a atuação em oportunidades empreendedoras, sustenta os frameworks empreendedor e inovador, também viabilizando novas ideias, processos, produtos e/ou serviços e a criação de valor a todos os stakeholders. Este artigo contribui ao campo devido à escassez de estudos teórico-empíricos com este tema, além da proposição de critérios para avaliação da presença dessas estratégias, pavimentando caminhos para a pesquisa empírica e argumentações conceituais. Também por sua utilização nesta mesma pesquisa, articulando as abordagens de modo a lançar luz sobre as práticas das maiores instituições financeiras brasileiras.
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