Esquema conceitual no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1220

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Melhores práticas. Desenvolvimento de Novos Produtos. Desenvolvimento de Novos Produtos Sustentáveis.

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar um esquema conceitual por meio de uma revisão sistemática das melhores práticas de desenvolvimento de novos produtos sustentáveis (DNPS) conjuntamente com o que já está consolidado na literatura sobre desenvolvimento de novos produtos (DNP), propondo a inclusão da dimensão sustentabilidade. Ficou evidenciado que o fortalecimento do vínculo entre orientação para sustentabilidade, desenvolvimento de novos produtos e competência em conhecimento de mercado, favorece o gerenciamento e ganhos na comercialização de novos produtos. Destarte, pode-se afirmar que a inclusão da dimensão sustentabilidade ao esquema conceitual de DNP proposto por Kahn, Barczak, Nicholas, Ledwith, Perks (2012) e Kahn, Barczak e Moss (2006) agregará valor e complementará tal modelo contribuindo assim para consolidação do DNPS no desenvolvimento de melhores práticas.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP). Professora da Universidade Federal da Paraíba

Sheila Trícia Guedes Pastana, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP). Professora da Universidade Federal do Amapá

Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade Potiguar.

Luiz Antonio Felix Júnior, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas.

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Cruz, V. L., Pastana, S. T. G., Nodari, C. H., & Felix Júnior, L. A. (2022). Esquema conceitual no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis. Revista De Gestão E Secretariado, 13(1), 120–144. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1220

Edição

Seção

Artigos