Impactos nos níveis de eficiência no hospital universitário de Santa Maria: antes e após a contratação da EBSERH

Ana Paula da Costa Mayer, André de Toledo Paines, Daniel Arruda Coronel, José Orion Martins Ribeiro

Resumo


Como estratégia para reestruturação, maior autonomia na administração dos recursos, legalização dos contratos de trabalho e aprimoramento do processo de gestão dos Hospitais Universitários Federais (HUFs) integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi criada, em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Considerando que sua fundação objetivou sanar os problemas que originaram a crise nos HUFs, esta pesquisa propõe identificar as principais mudanças na gestão do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) após a contratação da EBSERH. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa narrativa, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, para aferição dos índices de eficiência técnica na gestão do HUSM antes e após a contratação. No contexto analisado, os resultados encontrados indicaram tendência de melhoria da eficiência técnica, principalmente pela equalização dos macroproblemas diagnosticados, como quadro de pessoal e infraestrutura física, tecnológica e de processos organizacionais.


Palavras-chave


EBSERH. Reestruturação HUFs. Eficiência

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DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1197

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