De repente professor: uma análise sobre a dupla jornada dos Secretários Executivos atuando como docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1178

Palavras-chave:

Docência. Secretariado. Jornada de trabalho.

Resumo

Para o profissional de secretariado, a docência tem emergido enquanto novo desafio. Considerando essa discussão, o presente trabalho objetivou analisar os benefícios, as dificuldades, semelhanças e diferenças da atuação paralela como secretário executivo (SE) e docente. O referencial teórico foi baseado nas temáticas sobre dupla jornada e trabalho docente, as vertentes de atuação do profissional de secretariado executivo contemporâneo, além de reflexões sobre a figura dos secretários-docentes. O estudo é de cunho exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário enviado a 11 (onze) profissionais de secretariado que atuam ou já atuaram em dupla jornada. Os resultados evidenciam que os principais benefícios são: intercâmbio de conhecimento, ampliação da rede de relacionamentos, atualização constante e transmissão de experiências profissionais. Entre as dificuldades estão a falta de tempo, desgaste psicológico, cansaço e acúmulo de funções. Quanto às semelhanças identificadas estão responsabilidade, comprometimento, gestão da informação e de pessoas, gestão do tempo e relacionamento interpessoal. As principais diferenças entre as duas atuações residem na flexibilidade da atuação docente e maior autonomia na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliene do Socorro Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Letras pela UFPA (2011). Especialista em Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa pela UFPA (2009). Curso de Educação continuada Pesquisador em Estratégias de Ensino e Aprendizagem pelo Instituto Federal de Minas Gerais (2019). Formação em Língua Francesa pelo Curso Livre da UFPA (2015). Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (2006). Atualmente é Secretária Executiva na Universidade Federal do Pará; membro tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (Gestão 2019-2020) e faz parte do Banco de Facilitadores do Centro de Capacitação da UFPA. Ministra cursos sobre Redação Oficial e Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. Possui experiência com organização de eventos e revisão de textos acadêmicos.

Raul Vitor Oliveira Paes, Universidade Federal do Pará e Universidade do Estado do Pará

Secretário-Executivo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA/UFPA) e Professor Substituto nas disciplinas de Relações Públicas, Cerimonial e Etiqueta e Estágio Supervisionado I e II no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (SET/DART/CCSE/UEPA). Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (PPGGP/NAEA/UFPA), 4ª Turma - 2015/2017. Secretário Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado na Gestão 2015/2017, Vice-Tesoureiro da mesma Associação na Gestão 2017/2019 e Conselheiro Fiscal Efetivo na Gestão 2019/2021. Membro dos grupos de pesquisa: Gestão e Desenvolvimento, do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (GEDES/SET/CCSE/UEPA) e Grupo Interdisciplinar Latinoamericano de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (GILESEC/SEB/CCAE/UFPB). Especialista: MBA em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2014). Avaliador de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2012), sob o registro SRTE 694/PA. Possui interesse em pesquisa e trabalho nas seguintes áreas: Assessoria, Gestão Secretarial, Interdisciplinaridade, Secretariado Executivo, Secretariado e Assessoramento Remoto, Mapeamento de Processos, Gestão Pública, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.

Wheeler Wallace Levy Sinezio Costa, Universidade do Estado do Pará

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Antonio Leite(2017). Atualmente é Monitor de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Secretariado Executivo Trilíngue.

Referências

Andrade, M. T. R. & Garbelini, V. M. P. (2015). O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social. Revista Organização Sistêmica, 7(4), p. 22-41.

Ávila Assunção, A. & Andrade Oliveira, D. (2009). Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, 30(107), p. 349-372.

Barbosa, M. A. C. & Mendonça, J. R. C. O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões. (2014). Teoria e Prática em Administração, 4(2), p. 131-154.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barros, C. M. P., Silva, J. S. da & Lopes, D. M. (2014). A formação do secretário executivo que atua como professor universitário. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe). 12(4), p. 62-77.

Barros, C. de M. P., Silva, J. S. da & Barros, A. P. da C. H. Ensino com Pesquisa: Contribuições para a Cientificidade na Formação em Secretariado Executivo. (2016). Revista de Gestão e Secretariado, 7(1), p. 67-84.

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Brasil. (1989). Código de ética da profissão de secretariado executivo. Diário Oficial da União, 7 jun.

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Darcy Ribeiro). Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996, Seção 1, p. 27833.

Brasil. (2005). Resolução n.º 3, de 23 de junho de 2005. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 27 de junho de 2005, Seção 1, p. 79.

Brasil. (2017). Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF.

Cajado, T. da S., Barros, C. de M. P. & Silva, J. S. da. (2018). Contribuições da monitoria em docência para a formação em secretariado executivo. Revista Expectativa, 17(2), p. 83-106.

Campos, D. C. da S., Sousa, N. B. de, Campos, A. B., Cunha, N. R. da S., Magalhães, E. M. de & Carvalho, R. M. M. A. (2008). Competências Gerenciais Necessárias aos Professores-Gerentes que Atuam em Pró-Reitorias: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior de Minas Gerais. In: Encontro Nacional da Associação da Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 32, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. p. 1-16. Recuperado de: www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR-A2302.pdf em: 23 abr. 2019.

Chauí, M. (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, (24), p. 5-15.

Costa, I. E. & Porto, B. de S. (2016). Formação didática de docentes de Secretariado Executivo nas instituições públicas de ensino superior no Brasil: um estudo observacional. In: Barros, C. de M. P., Silva, J. S. da & Dias, A. M. I. (Org.). Secretariado Executivo e Educação: Temas que se articulam pela formação, docência na Educação Superior e pesquisa científica. Fortaleza: Edições UFC.

Faria, D. S. & Reis, A. C. G. (2008). Docência em Secretariado Executivo. Fazu em Revista. Uberaba, (5), p. 169-174.

Freire, P. (2003). Educação e Atualidade Brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire.

Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T (Org). (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Lima, M. de F. E. M. & Lima-Filho, D. de O. (2009). Condições de trabalho e saúde do/a professor/a universitário/a. Ciências & Cognição, 14(3), p. 62-82.

Minayo, M. C. de S. (2004). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: HUCITEC.

Miranda, R. & Tonieto, C. (2018). A docência no Secretariado Executivo na Região Sul do Brasil: traçando um perfil docente. Secretariado Executivo em Revist@, 14, p. 5-15.

Moriconi, L. V. (2014). Pertencimento e identidade. Campinas, SP: [s.n.].

Müller, R., Stece, V. & Cegan, E. (2015). Perfil do (a) profissional de secretariado executivo na gestão contemporânea: evidências a partir dos ingressantes no mercado de trabalho na cidade de Curitiba, e das demandas empresariais. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 6(3), p. 129-151.

Nóbrega, V. dos S. & Adelino, F. J. da S. (2013). A inclusão do docente de secretariado executivo em programas de pós-graduação stricto sensu: um estudo realizado junto à plataforma Lattes do CNPq. Secretariado Executivo em Revist@, 8, p. 76-88.

Nossa, V. (1999). Formação do corpo docente dos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil: uma análise crítica. Caderno de Estudos, (21), p. 1-20.

Oliveira, V. S. & Silva, R. F. (2012). Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, (2), p. 193-205.

Rasmussen, P. (2015). Professores inspiradores: como alguns educadores conseguem impactar nossas vidas mais do que podemos imaginar. 2015. Recuperado de: https://www.hypeness.com.br/2015/04/professores-inspiradores-como-alguns-educadores-conseguem-impactar-nossas-vidas-mais-do-que-podemos-imaginar/ em: 17 jul. 2019.

Rodrigues, L. M. A., Lavarda, R. A. B. & Martins, C. B. (2017). O profissional de secretariado executivo: gestor de informações no processo de formação da estratégia. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), 15(3), p. 1-16.

Sanches, F. C., Cielo, I. D. & Yaegashi, S. F. R. (2018). Formação didático-pedagógica dos bacharéis docentes: uma análise nos cursos de secretariado das instituições públicas de ensino superior do Brasil. Revista Capital Científico - Eletrônica, 16(4), p. 86-104.

Santiago, C. da S. & Silva, W. F. da. (2018). Secretários-docentes: sujeitos fundamentais à consolidação da docência secretarial. Secretariado Executivo em Revist@, 13, p. 143-164.

Silva, J. S., Barros, C. M. P. & Sousa, E. F. de. (2010). Docência em Secretariado Executivo: a valoração da experiência extraclasse. Revista Expectativa, Toledo, 9(9), p.43-60.

Vaz, C. de F. M. (2015). As experiências pedagógicas e a constituição do professor de secretariado executivo: narrativas de docentes. In: Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, 4., Londrina. Anais eletrônicos. p. 265-282. Recuperado de: https://abpsec.com.br/iv-enasec/anais/anais-do-iv-enasec-encontro-nacional-academico-de-secretariado/ em: 21 jun. 2019.

Tavares, E. D., Alves, F. A., Garbin, L. S., Silvestre, M. L. C. & Pacheco, R. D. (2007). Projeto de qualidade de vida: combate ao estresse do professor. Recuperado de: https://docplayer.com.br/11834444-Projeto-de-qualidade-de-vida-combate-ao-estresse-do-professor.html em: 03 jun. 2020.

Winkel, S., Cassimiro, P. & Scachetti, A. L. (2015). Professor de dia, gestor à noite: Atuação nas duas áreas colabora para que uma prática alimente a outra. Nova Escola, 286 Ed. Recuperado de: https://novaescola.org.br/conteudo/8495/professor-de-dia-gestor-a-noite em: 23 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Rodrigues, J. do S. C., Paes, R. V. O., & Costa, W. W. L. S. (2021). De repente professor: uma análise sobre a dupla jornada dos Secretários Executivos atuando como docentes. Revista De Gestão E Secretariado, 12(1), 308–331. https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1178

Edição

Seção

Artigos