Atitude para o consumo colaborativo: um estudo com base na consciência ambiental

Autores

  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria http://orcid.org/0000-0002-6594-4921
  • Emanuella Lustosa Bandeira Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Hanna Rocha de Arruda Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Claudia Buhamra Abreu Romero Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v11i2.1068

Palavras-chave:

Consumo Colaborativo, Consciência Ambiental, Plataformas Online.

Resumo

A preocupação com o desenvolvimento sustentável intensifica os debates sobre as questões ambientais e o consumo. Nesse sentido, o consumo colaborativo alinha-se à temática ambiental, visto que fomenta a maximização de utilidade dos objetos e, consequentemente, reduz os descartes e subprodutos emitidos ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da consciência ambiental na atitude para o consumo colaborativo de compra, venda e troca em plataformas online, levantando-se a seguinte hipótese: há influência positiva da consciência ambiental na atitude para o consumo colaborativo dos universitários. Adicionalmente, caracteriza-se o perfil sociodemográfico dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, realizada mediante um survey com 125 universitários do curso de Administração de uma Universidade. Utiliza-se estatística descritiva e inferencial, análise fatorial exploratória e regressão logística para análise dos dados. Os resultados indicam que os universitários conhecem o conceito de consumo colaborativo e que, quanto mais familiarizados com essa temática, maior a frequência e o tempo médio de uso das plataformas online; sendo as mais operadas OLX e Mercado Livre, principalmente para fins de redução de custos e redução do tempo de transação, prevalecendo benefícios individuais. A hipótese da pesquisa foi confirmada, identificando-se que há influências positivas da preocupação com o lixo e da renda individual na atitude para o consumo colaborativo; e influências negativas do semestre e da média de uso das plataformas online na atitude para o consumo colaborativo. Sugere-se, portanto, o desenvolvimento de políticas públicas que estimulem a consciência ambiental para fomentar o consumo colaborativo mais sustentável.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Emanuella Lustosa Bandeira, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutoranda e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Hanna Rocha de Arruda, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Mestre e Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Claudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutora em Administração com concentração em Marketing pela FGV-SP. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2020-08-05

Como Citar

Paiva, L. E. B., Bandeira, E. L., Arruda, H. R. de, & Romero, C. B. A. (2020). Atitude para o consumo colaborativo: um estudo com base na consciência ambiental. Revista De Gestão E Secretariado, 11(2), 24–49. https://doi.org/10.7769/gesec.v11i2.1068

Edição

Seção

Artigos