Atitude para o consumo colaborativo: um estudo com base na consciência ambiental
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v11i2.1068Palavras-chave:
Consumo Colaborativo, Consciência Ambiental, Plataformas Online.Resumo
A preocupação com o desenvolvimento sustentável intensifica os debates sobre as questões ambientais e o consumo. Nesse sentido, o consumo colaborativo alinha-se à temática ambiental, visto que fomenta a maximização de utilidade dos objetos e, consequentemente, reduz os descartes e subprodutos emitidos ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da consciência ambiental na atitude para o consumo colaborativo de compra, venda e troca em plataformas online, levantando-se a seguinte hipótese: há influência positiva da consciência ambiental na atitude para o consumo colaborativo dos universitários. Adicionalmente, caracteriza-se o perfil sociodemográfico dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, realizada mediante um survey com 125 universitários do curso de Administração de uma Universidade. Utiliza-se estatística descritiva e inferencial, análise fatorial exploratória e regressão logística para análise dos dados. Os resultados indicam que os universitários conhecem o conceito de consumo colaborativo e que, quanto mais familiarizados com essa temática, maior a frequência e o tempo médio de uso das plataformas online; sendo as mais operadas OLX e Mercado Livre, principalmente para fins de redução de custos e redução do tempo de transação, prevalecendo benefícios individuais. A hipótese da pesquisa foi confirmada, identificando-se que há influências positivas da preocupação com o lixo e da renda individual na atitude para o consumo colaborativo; e influências negativas do semestre e da média de uso das plataformas online na atitude para o consumo colaborativo. Sugere-se, portanto, o desenvolvimento de políticas públicas que estimulem a consciência ambiental para fomentar o consumo colaborativo mais sustentável.
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