Canais online de comunicação sobre o secretariado: um mapeamento introdutório de perfis no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.1031

Palavras-chave:

Instagram, Perfis secretariais, Mídias sociais.

Resumo

Vive-se em um ambiente permeado por novas tecnologias e formas de ver o mundo, que contribuem para que a informação se propague com rapidez e eficácia, atingindo públicos diversos e variados. Desse modo, o estudo buscou analisar quais são os perfis online voltados especificamente ao secretariado, e como podem ser compreendidos, com foco na plataforma Instagram. O referencial teórico foi concentrado nas temáticas redes e mídias sociais, canais e comunidades online profissionais e empresariais, com foco específico no secretariado. A metodologia empregada foi de caráter exploratório, com abordagem de métodos mistos, com aplicação da técnica da coleta de levantamento e, para a análise de dados, as técnicas de distribuição de frequências e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um número expressivo de perfis online voltado a área secretarial (28 perfis), bem como foi possível dividi-los em três categorias voltadas à compartilhamento de conteúdo, oferecimento de serviços e perfis híbridos. A maioria dos perfis no Instagram são microinfluenciadores dentro do âmbito secretarial, em termos numéricos de segmentação de seguidores. Além disso, evidenciou-se uma orientação dos perfis secretariais no Instagram para oferecimento de serviços.

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Biografia do Autor

Raul Vitor Oliveira Paes, Universidade Federal do Pará/Servidor Público Federal

Servidor Público Federal, ocupante do cargo de Secretário-Executivo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA/UFPA). Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (PPGGP/NAEA/UFPA), 4ª Turma - 2015/2017. Secretário Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado na Gestão 2015/2017, Vice-Tesoureiro da mesma Associação na Gestão 2017/2019 e Conselheiro Fiscal Efetivo na Gestão 2019/2021. Especialista: MBA em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2014). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2012), sob o registro SRTE 694/PA. Possui interesse em pesquisa e trabalho nas seguintes áreas: Assessoria, Gestão Secretarial, Interdisciplinaridade, Secretariado Executivo, Secretariado e Assessoramento Remoto, Mapeamento de Processos, Gestão Pública, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.

Joyce Magno Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade da Amazônia (2017). Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é estagiária na Secretaria da Fazenda do Estado do Pará. Com experiências na área de Secretariado Executivo Bilíngue no Setor Público e Bancário e experiência em Ciências Econômicas no setor de Arrecadação Fazendária Estadual.

Priscila Eny Souza Oliveira, Universidade Federal do Pará / Universidade do Estado do Pará

Secretária Executiva no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Professora Substituta das disciplinas Técnicas Secretariais e Redação Oficial e Empresarial no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestra em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (PPGGP/NAEA/UFPA), 4ª Turma - 2015/2017. Especialista em Assessoria Executiva à distância (EaD) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (2012) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará (2010). Possui interesse de pesquisa nas áreas: Gestão Secretarial, Assessoria Executiva, Gestão Pública, Secretariado Executivo, Aprendizagem Informal, Suporte à aprendizagem.

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

Paes, R. V. O., Rodrigues, J. M., & Oliveira, P. E. S. (2019). Canais online de comunicação sobre o secretariado: um mapeamento introdutório de perfis no Instagram. Revista De Gestão E Secretariado, 10(3), 27–52. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.1031