Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word;
  • Unidades de medida segue os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];
  • O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista e autoriza(m) sua publicação.
  • Foi informado o ORCID e o endereço do Currículo Lattes de todos os autores no momento da submissão.

  • Todos os autores-doutores de artigo submetido poderão ser convidados a atuarem como avaliadores da Revista de Gestão e Secretariado (GeSec), nas respectivas áreas de conhecimento dominadas.
  • Os autores garantem que o manuscrito está submetido sem problemas gramaticais e/ou linguísticos.
  • Tudo o que não for tabela será considerado figura. Exemplos: desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, tabelas, entre outros. E as tabelas “mostram valores numéricos exatos, e os dados são ordenadamente dispostos em linhas e colunas, facilitando sua comparação” (APA, 2001, p. 133).

Diretrizes para Autores

Importante: A partir de 1º de abril de 2021, com submissões de forma gratuita, ocorrerá a atribuição de taxa de R$790,00 para brasileiros e $400 para estrangeiros para a publicação, a serem providos pelos(as) autores(as) após o aceite do trabalho. O pagamento em moeda brasileira ($ Real) deve considerar a cotação do dia e ser efetuado no prazo de até 15 (quinze) dias após o recebimento do e-mail pela gestão da Revista.

Diretrizes para Autores

Isenção de responsabilidade: Esta diretriz estabelece a   isenção de responsabilidade da GeSec  em relação ao conteúdo e pesquisas enviadas em artigos de autores individuais.

Isenção de responsabilidade de revisão de conteúdo: A GeSec  não assume nenhuma responsabilidade pela exatidão, integridade ou veracidade do conteúdo apresentado nos artigos submetidos.

Isenção de responsabilidade sobre alterações de conteúdo: A GeSec não se responsabiliza por quaisquer alterações, edições ou modificações feitas no conteúdo do artigo, seja para adequação ao estilo editorial da revista ou para resolver questões gramaticais e de formatação. Eventuais ajustes serão baseados em critérios editoriais, visando melhorar a clareza e a coesão do texto, mantendo a integridade das ideias do autor.

Isenção de responsabilidade de implicações legais: GeSec não assume nenhuma responsabilidade por consequências legais resultantes do conteúdo do artigo, incluindo, mas não se limitando a violação de direitos autorais, difamação, plágio ou atos ilegais relacionados ao material enviado pelos autores. A responsabilidade legal pelo conteúdo apresentado é de inteira responsabilidade do autor.

Isenção de responsabilidade sobre avaliação e indexação: A GeSec não se responsabiliza por alterações em seus resultados de avaliação ou classificações, nem por possíveis alterações nas regras do banco de dados que levem à descontinuidade de determinados indexadores.

Isenção de responsabilidade de garantia de publicação: O envio de artigos não garante publicação na GeSec. A decisão final sobre a publicação será baseada na avaliação dos revisores e na aprovação do comitê editorial da Revista, conforme critérios de qualidade estabelecidos.

Políticas de reembolso de taxas de publicação: A GeSec não possui políticas de reembolso de taxas de publicação, portanto, uma vez paga a taxa de publicação, nenhum reembolso será possível em qualquer caso.

Ao submeter um artigo, o autor reconhece e concorda com os termos deste termo de responsabilidade. Em caso de dúvidas ou maiores informações, a equipe editorial da GeSec está à disposição para ajudar.

1. O artigo submetido a GeSec será avaliado, primordialmente, quanto a seu mérito científico.

2. Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA). SUBMISSÕES NAS NORMAS DA ABNT SERÃO REJEITADAS AUTOMATICAMENTE PELO GESTOR EDITORIAL.

Outras informações importantes:

  • Fonte do texto: Times New Roman, tamanho 12, em espaçamento 1,5 entre linhas e recuo de parágrafo 1,25;
  • O layout do artigo deve seguir o modelo no template para autores
  • Itálico é utilizado para palavras em língua estrangeira e também nos títulos das tabelas e figuras.

3. O artigo deve possuir, no máximo, 20 páginas, incluindo: Título, Resumo, Palavras-chave nas três línguas: Português, Inglês e espanhol. Os demais itens do artigo: Introdução, Referencial teórico, Metodologia, Análise e discussão dos resultados, Considerações Finais e Referências, devem ser escritos na língua original de envio.

3.1 Título e sub-título: Devem figurar na página de abertura do artigo e se houver sub-título este deve aparecer separado por dois pontos (:).

  • Caixa baixa, tamanho 14, negrito e centralizado. Primeiro em Português, depois de um espaço simples, em Inglês e o mesmo para em espanhol.

3.2 Resumo e Abstract: Não devem ultrapassar 250 palavras. Não é aceito Abstract feito em tradução de máquina (tipo Google). Tamanho da fonte: 12, formato da letra: Times New Roman e espaçamento 1,5.

3.3 Palavras-chave e Keywords: De 3 a 5 e devem vir separadas por ponto.

3.4 Notas de rodapé e nota de fim: O artigo não deve conter nota de rodapé e nota de fim.

3.5 Seções: Formatar parágrafo: Espaçamento – antes: 24 pt e depois: 18 pt. Não colocar ponto entre o número e o texto. Dividido em níveis, conforme a seguir:

• Nível 1 - Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Análise e Discussão dos Resultados, Considerações Finais e as Referências. Caixa baixa, negrito, centralizado.

• Nível 2 - Numerado, caixa baixa, negrito, justificado;

• Nível 3 - Numerado, caixa baixa, sem negrito e justificado;

• Nível 4 – Caixa baixa, com negrito, itálico e justificado;

• Veja o exemplo do modelo no template para autores.

 

4. Citações curtas: As citações curtas, com menos de 40 palavras, devem ser incorporadas ao parágrafo entre aspas duplas. Se, no texto citado, houver erro de ortografia, pontuação ou gramática, você pode inserir a expressão sic entre colchetes e em itálico imediatamente após o erro;

5. Citações longas: As citações longas, com mais de 40 palavras, devem ser digitadas num bloco independente, sem aspas. Fonte Times New Roman 12; recuo 1,25 cm, espaçamento simples, com 6 pontos antes e 12 pontos depois. Exemplo:

  • Exemplo os teóricos críticos, às vezes, têm programa de trabalho político claro, focado nos interesses de grupos específicos identificáveis, tais como mulheres, trabalhadores, negros, mas normalmente endereçam assuntos gerais como de objetivos, valores, de formas de consciência e distorções comunicativas dentro das corporações (Alvesson & Deetz, 1998, p. 237).

6. Autor(es): Deverá conter no máximo 6 autores. O nome do(s) autor(es) deve vir em arquivo separado, acompanhado de um breve currículo que o qualifique na área de conhecimento do artigo e o endereço eletrônico;

7. Autor(es): Os artigos submetidos devem ser assinados por Doutores, Mestres, Doutorandos, Mestrandos, Pós-graduados (Especialização/MBA), Pós-graduandos (Especialização/MBA), Graduados ou Graduandos e, nos quatro últimos casos, é imprescindível que, pelo menos um dos autores, tenha o título de Doutor.

8. O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;

9. O Gestor Editorial pode sugerir alterações do artigo ao autor (ou autores) tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como com relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação;

10. O artigo deve ser apresentado sob forma correta em termos gramaticais. Os avaliadores não farão correções, entendendo que um artigo com problemas desta natureza não pode ser aprovado para publicação. Artigos submetidos fora dos padrões gramaticais corretos serão rejeitados automaticamente. É de responsabilidade dos autores garantir que a submissão esteja nos padrões da norma culta.

11. Para diferenciar um autor do outro e fornecer maior visibilidade à produção científica publicada na GeSec, o autor (os autores) deve(m) inserir nos metadados do artigo seu (s) identificador (es) digital (is) ORCID, bem como o link para o Currículo Lattes. Para mais informações sobre ORCID, acesse (m) o site: https://orcid.org/

12. O artigo deve ser enviado através do site da revista: www.revistagesec.org.br, após o cadastramento do autor;

13. Referências: Alinhamento justificado, na segunda linha da referência em diante, faz-se o recuo de 0,75. Espaçamento depois de 12 pontos e espaçamento entre linhas simples. Ver o modelo no template para autores.

Exemplo:

Beer, M., Spector, B., Lawrence, P., Mills, Q., & Walton, R. (1985). Human resource management: A general manager’s perspectiva. Text and cases. New York: Free Press Macmillan.

Recomendações

  1. Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação dentro dos parênteses e na primeira citação fora dos parênteses, seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação;
  2. Para separar os sobrenomes dos autores utiliza-se vírgula;
  3. Citação no corpo do texto:

Harrison, Newholm e Shaw (2005).

(Harrison, Newholm, & Shaw, 2005).

  1.  Nas referências:

Harrison, R., Newholm, T., & Shaw, D. (2005). The ethical consumer. Newbury Park, CA: Sage.

  • Todos os autores citados no texto, e apenas eles, devem estar presentes na lista de referências com as informações completas. Esse procedimento é obrigatório.

Organização da lista de referências

  • Trabalhos do mesmo primeiro autor são organizados por ano de publicação: o mais antigo, primeiro.

Exemplo:

Sacramento, I. (2005). Motivos, formação de redes e direção da internacionalização de escolas de negócios do Brasil e da América Latina (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Trabalhos de diferentes autores, com o mesmo sobrenome, devem ser ordenados alfabeticamente pela primeira inicial do nome.

Exemplos:

Johanson, J., & Vahlne, J. E. (2006). Commitment and opportunity development in the internationalization process model. Management International Review, 46(2), 165-178. http://dx.doi.org/10.1007/s11575-006-0043-4

Johanson, M., & Johanson, J. (2006). Turbulence, discovery and foreign market entry: a longitudinal study of and entry into the Russian market. Management International Review, 46(2), 179-205. http://dx.doi.org/10.1007/s11575-006-0044-3

Transcrito de PERIÓDICOS ANPAD - Breve Resumo das Normas da APA organizado por Nadia Machuca 

Transcrito de Documentos eletrônicos devem indicar o ano de publicação ou, caso a fonte seja atualizada regularmente, acrescentar a data de atualização mais recente. Indicar, após o título, informações suficientes para a localização do material.  Quando o autor está citando um documento específico ou trechos de informação a partir de um site, mesmo que sejam várias páginas e/ou documentos do mesmo site (páginas individuais), ele deve incluir, para cada documento ou página, a citação no corpo do texto (autor, ano de publicação), como qualquer outra citação da APA e na lista de referência os dados completos com o link de acesso imediato ao documento ou página pesquisada. A lista de referência ficará com uma série de referências com URLs semelhantes, porém distintas. E o leitor poderá localizar a origem exata da citação.

Usar os termos Recuperado de para referências na língua portuguesa e Retrieved from para referências na língua estrangeira. O endereço eletrônico deve ser completo, permitindo o acesso imediato ao documento.

Exemplos:

Sobrenome, Nome completo abreviado (ano de publicação). Título: subtítulo. Dados complementares: volume, número, páginas, cidade, editora, entre outros. Recuperado de http://www.endereçoeletrônico

 Tavares, W. M. L. (2001). A indústria eletrônica no Brasil e seu impacto sobre a balança comercial. Recuperado de http://apache.camara.gov.br/portal/arquivos/Camara/internet/publicacoes/estnottec/pdf /108604.pdf

 Gompers, P. A., & Lerner, J. (1998). What drives venture capital fundraising? Brookings Papers on Economic Activity, 149–192. Retrieved from http://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=2384

Agência Estado. (2008, agosto 14). Abinee: investimento do setor eletroeletrônico deve atingir R$ 4,9 bi. Recuperado em 14 de novembro, 2008, de http://br.news.yahoo.com/s/14082008/25/tecnologia-abinee-investimento-setoreletroeletronico-deve-atingir-r-4-9.html

 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (n.d.). Ações setoriais para o aumento da competitividade da indústria brasileira. Recuperado em 19 de setembro, 2007, de http://www2.desenvolvimento.gov.br/sitio/publicacoes/desProducao/desProducao.php

  • Abreviaturas:

Cap. (Chap.) (Capítulo - Chapter)

et al. (em itálico)

N. (Número / Number)

n.d. (sem data – no date)

Org. para Organizador

Orgs. Para Organizadores

p. (pp.) (página / páginas – page / pages)

Supl. (Suppl.) (Suplemento – Suplement)

Trad. (Trads.) -  (Tradutor / Tradutores –Translator / Translators)

 Vol. (Vols.) Volume / Volumes)

Qualis

Qualis CAPES Quadriênio 2017-2020: A4

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO A4
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO A4
CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS A4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS I A4
DIREITO A4
EDUCAÇÃO A4
ENGENHARIAS I A4
ENGENHARIAS II A4
ENGENHARIAS III A4
ENSINO A4
INTERDISCIPLINAR A4
LINGUíSTICA E LITERATURA A4
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA A4
PSICOLOGIA A4
SAÚDE COLETIVA A4
SOCIOLOGIA A4

Política de Privacidade

  • O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores.
  • É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte.
  • Artigos com plágio serão recusados, e o autor do plágio perderá o direito de publicação nesta revista.
  • Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não são disponibilizados para outros fins ou a terceiros.
  • Depois de enviar os artigos, os autores cedem os direitos autorais de seus artigos ao GeSec. Caso você se arrependa da submissão, o autor tem o direito de solicitar ao GeSec a não publicação de seu artigo. Porém, esta solicitação deverá ocorrer até dois meses antes da divulgação do número em que o artigo será publicado.
  • O GeSec utiliza a licença Creative Commons CC BY. Informações sobre esta licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/