Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Incentivar a produção de pesquisas científicas em gestão e secretariado e promover reflexões críticas acerca da construção de conhecimento na área. Objetivos • Evidenciar o trabalho do secretariado, estimulando a produção científica; • Maior visibilidade às pesquisas de campo nas áreas de gestão e secretariado; • Debater sobre a qualidade do ensino do secretariado nas instituições de ensino; • Fortalecer a identidade da profissão, por meio de produção científica de qualidade. Público Alvo • Dirigida aos profissionais de secretariado, coordenadores, acadêmicos, gestores de empresas públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa.

Política de Submissão

A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas, os artigos submetidos são avaliados pela Comissão Editorial no que se refere a seu mérito científico e adequação aos requisitos do manual da American Psychological Association (APA), um guia de normatização de publicações científicas amplamente conhecido e utilizado no meio acadêmico internacional e demais preceitos editoriais da revista. Em seguida, os textos submetidos são encaminhados a pelo menos dois pareceristas em sistema de blind review. A partir das avaliações dos pareceristas, a Comissão Editorial pode decidir editar ou não os artigos submetidos além de sugerir mudanças eventuais de modo a adequar os textos. Nenhum dos organismos editoriais, organizações de ensino e pesquisa ou pessoas físicas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos seja sob a forma de ideias, opiniões ou conceitos, devendo esta responsabilidade ser de inteira responsabilidade dos autores dos respectivos textos.
Esta revista esta qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES e contempla trabalhos da área de gestão e secretariado abrangendo os seguintes tópicos:
-- Assessoria;
-- Coaching;
-- Comunicação;
-- Consultoria Organizacional;
-- Educação;
-- Empreendedorismo e intraempreendedorismo;
-- Ética;
-- Estudos de gênero e diversidade;
-- Gestão de Eventos;
-- Gestão de Pessoas;
-- Gestão Documental;
-- Gestão do conhecimento;
-- Gestão Secretarial e Técnicas Secretariais;
-- Inteligência Emocional;
-- Liderança;
-- Língua materna e estrangeiras;
-- Logística;
-- Meio Ambiente;
-- Organização;
-- Processos Administrativos;
-- Qualidade;
-- Resiliência;
-- Sustentabilidade e responsabilidade social;
-- Tecnologias da Informação;
-- Teorias Comportamentais;
-- Trabalho em Equipe.

Público-alvo

Corresponde ao conjunto de pesquisadores, estudiosos, acadêmicos, profissionais e estudantes que tenham como interesse os diversos temas relacionados ao Secretariado, em suas concepções relacionadas ao pensamento, ao planejamento e a gestão.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Casos de Ensino

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COINS 2019

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Temática

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à GeSec - Revista de Gestão e Secretariado é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.
Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de secretariado.
Quando necessário, os editores também envolvem membros do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Em geral sugere-se periódicos alternativos.
Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review . Os pareceristas são professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o secretariado, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.
Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.
A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

 

Periodicidade

Semestral (Janeiro/Junho; Julho/Dezembro) de 2010 a 2013.

A partir de 2014 a periodicidade passou a ser Quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Governança

Visando dotar a GeSec de um sistema de governança eficiente e compatível com as melhores práticas editoriais, foi desenvolvida uma nomenclatura própria para sua política editorial. Assim, para cada instância desta governança – Conselho Editorial, Comitê Científico e Editor – há uma definição precisa de atribuições e responsabilidades, que ressalta a necessidade de garantir os princípios éticos e a plena transparência do processo editorial.

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é constituído por acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com representatividade no meio acadêmico. Seus membros não atuam exclusivamente na área de secretariado. A atuação do Conselho Editorial não é feita, necessariamente, de forma coletiva. Não há previsão de reuniões ordinárias para tratar de questões pautadas. Também não há envolvimento formal dos membros do Conselho Editorial com a entidade legalmente responsável pela publicação da revista. Cada membro participa nos trabalhos da revista de forma individual, por meio de uma articulação do Comitê Científico ou do Editor. De fato, cada membro atua como conselheiro do Comitê Científico e do Editor indicando pareceristas, interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a revista, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas da GeSec no meio acadêmico e profissional. O Conselho Editorial não supervisiona ou interfere no processo editorial, estando afastado do processo de arbitramento de artigos. Manifesta-se em assuntos relevantes, tais como a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial e à divulgação de artigos. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica.

Comitê Científico
 
O Comitê Científico é constituído por representantes acadêmicos de diversos grupos de pesquisa atuantes na área de gestão e secretariado em Instituições de Ensino Superior – IES, provenientes de diferentes regiões do país. Poderá haver representação internacional, garantida a sua participação efetiva nos rumos da revista. A missão desse Comitê é assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados, a consistência temática e a qualidade final das publicações, o que implica compromisso com os critérios de indexação em bases de dados bibliométricos renomados. Este Comitê também deve buscar apoio institucional e financeiro para a manutenção da GeSec. A atuação do Comitê Científico é feita de forma individualizada e quando necessário de forma coletiva para tratar da política e dos procedimentos editoriais relevantes. O Editor dirige o Comitê Científico, solicita contribuições de seus membros individuais e convoca reuniões para deliberar sobre questões estratégicas e operacionais, quando for necessário. Qualquer membro poderá justificar a convocação de reuniões extraordinárias e pautar temas de relevância para o desenvolvimento da revista, como a indicação de novos membros para compor o comitê e a equipe de revisores. O Comitê poderá sugerir a realização de chamadas especiais para temas de interesse da comunidade de pesquisa, podendo estabelecer fóruns para edições temáticas. O Comitê Científico não interfere diretamente na operação editorial da GeSec, que é de responsabilidade do Editor e sua equipe.

Editor Científico


O Editor Científico é o responsável pela editoração da revista nos seus aspectos técnicos e científicos, com apoio de uma equipe de suporte. Todo o processo editorial é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), tornando extremamente impessoal o fluxo editorial, como mostra o fluxograma das atividades do processo de editoração da plataforma Open Journal System - OJS, no item de menu “Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. O Editor tem atuação específica na seleção prévia de artigos encaminhados para publicação, na sua distribuição entre os revisores, na avaliação do artigo, em função dos pareceres emitidos, e no encaminhamento para a revisão e publicação dos textos aprovados. É sua a atribuição de fazer respeitar as normas adotadas para a publicação e a formatação de artigos. O Editor coordena os trabalhos do Comitê Científico de forma articulada com as ações dos membros do Conselho Editorial. Ao editor também compete alocar uma Equipe de Suporte Editorial para operar o Seer e eventualmente tratar de tarefas rotineiras do processo editorial, sem repassar suas responsabilidades.

 

Tutoriais - SEER

  1. Tutorial Avaliador - Para avaliar artigo;
  2. Tutorial Autor - Para submissão do artigo.
  3. Manual ANPAD de Boas Práticas (2010)

 

Author Fees

This journal charges the following author fees.
Article Submission FREE: 0.00 (USD)
Fast-Track Review FREE: 0.00 (USD)
Article Publication: 0.00 (USD)



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia